domingo, setembro 30, 2007

15 de Setembro de 2007

O k teve este dia de especial??

Bem...Portugal fazia o seu segundo jogo no mundial de rugby. Sim no mundial de rugby!! O que se pensava ser impossível para a selecção de Portugal atingir. E contra quem jogava a nossa selecção amadora ?? Apenas e só contra os melhores do mundo, os All Blacks. Portugal num mundial de rugby e a jogar contra os todos poderosos All Blacks, os ingredientes para um verdadeiro conto de fadas estavam todos aqui...mas não, foi mesmo verdade.

E sabem o que mais que foi verdade??? EU FUI...EU ESTIVE LÁ...

Eram nove da manha qd acordei , preparei-me e visto a minha camisola da selecção nacional de rugby ;) (Lemos obrigado pela ajuda para arranjar a camisola) e vou tomar o pequeno almoço qd finalmente o Branco me dá para a mão o tao desejado pedaço rectangular de papel para a mão, o bilhete para o jogo.


Após pequeno almoço lá inicia-mos a nossa viagem para Lyon. Paramos para ir-mos buscar um amigo do Branco e toma-mos os três um cafezinho no café de um antigo capitão da selecção de França, que por sinal uma pessoa mt simpática. Após o cafezinho lá nos dirigimos para a auto estrada e tinhamos pela frente uma hora e meia de viagem. Estavamos nos com meia hor de viagem qd começamos a ver um trânsito infernal em plena auto-estrada, ambulâncias a passar, carros de bombeiros e montes de carros de polícia. Começo a ficar nervoso qd a certa altura estamos completamente parados a meio da auto estrada sem qq maneira de fugir-mos ao trânsito...olho de cinco em cinco minutos para o relógio e vejo a hora do jogo a aproximar-se e nós ali parados (é pq só acontece em Portugal), DASSE K VOU PERDER O HINO E O HAKA!! Depois de imenso tempo para passar aquele transito todo, acidente com seis carros que acabou por fechar duas das 3 vias da auto estrada, lá fomos nós sempre a abrir para Lyon. Chegados a Lyon arranjamos lugar mesmo à porta do estádio.

O ambiente à volta do estádio é fantástico...Tugas a beberem copos com os tipos da nova zelandia, tudo numa boa. Fui para o meu lugare estou rodeado de franciús que me começam logo a chagar a cabeça a dizer que Portugal vai ser massacrado etc e tal (PUTAINS!!).

Começa o jogo. Entra Portugal lado a lado com os All Blacks e o estádio todo a aplaudir, um ambiente fenomenal. O hino da nova zelandia é anunciado e todo mundo se cala e poe-se de pé a ouvir o hino, depois começa A PORTUGUESA, momento emocionante...cantada em plenos pulmões pelos milhares adeptos que estavam presentes no estádio...INCRÍVEL.

Outro momento alto do jogo foi logo a seguir ao nosso hino. As equipas dirigem-se para o centro do campo e os All Blacks preparam-se para fazer o Haka...ARREPIANTE e PODEROSO.


Acaba o HAKA e todo o estádio aplaude...E começa o jogo e começa-se a ouvir os TUGAS todos do estádio a berrar PORTUGAL!! PORTUGAL!! PORTUGAL!! e n é que foi assim durante o jogo todo!! Não paramos de puxar por Portugal e qd reparo estão os franciús ao meu lado a gritar PORTUGAL!!PORTUGAL!! Conquistamos o público, toda a gente puxava pelos Lobos

Os All Blacks dominaram como esperado mas todos ficaram supreendidos com o rugby de Portugal, especialmente não ter-mos jogado como uns cagões (jogar ao pé para evitar situações de possível aperto) e ter-mos enfrentado os All Blacks e ter-mos jogado um bom rugby. Este bom rugby valeu-nos o primeiro Drop do mundial (Gonçalo Malheiro) e um ensaio (Rui Cordeiro) . Momento alto do jogo?? A jogada do ensaio de Portugal, o público a vibrar e a puxar por Portugal e depois ...a confirmação pelo vídeo arbítro que o ensaio de Portugal era válido...o estádio qs vinha a baixo, o público ao rubro, até os neo-zelandeses aplaudiam.


No final do jogo o domínio dos All Blacks tinha sido o esperado mas o resultado (108-13) foi melhor do que todos os franceses e outros fans do rugby esperavam.Apenas para nós n foi supresa, pois sabemos o valor dos Lobos ;).

Portugal demonstrou toda a sua classe e respeito ao receber os All Blacks e depois merecidamente a serem recebidos pelos seus adversários. E para finalizar em grande a volta ao estádio. E meus amigos, a nossa selacção foi aplaudida em pé e bem mais aplaudadida que a nova zelandia...Um orgulho.
Foi um bom jogo em que Portugal demonstrou um bom rugby e sem medo de tentar jogar. Perdemos o jogo mas ficou uma atitude de coragem e que conquistou o respeito de todos os adeptos de rugby.

Agora só um aparte ;). Os franciús ao meu lado acabaram por dar os parabéns pela nossa selecção e disse que nós tinhamos os melhores adeptos.

Segundo aparte. Estádio cheio...40729 pessoas.Uma das melhores assistencias do mundial até à data ;)...e EU estive lá!!


Frederico Moura Gonçalves