segunda-feira, abril 30, 2012

sábado, abril 28, 2012

quinta-feira, abril 26, 2012

Como dizia o Gary Lineker...

"Futebol é um jogo em que 22 homens correm atrás de uma bola, um árbitro comete uns erros e no fim a Alemanha ganha". Neste caso foram os alemães. É a vida Zé ou como dizia a música "Live is life"...

segunda-feira, abril 23, 2012

Grande entrevista com... Jose Mourinho!

Imagino que ja tenham lido isto, mas sou solidario com quem nao usa FB, mesmo que ja seja por uma questao de teimosia :) 

No seguimento do post do Rocks, segue a entrevista de José Mourinho a revista DRAGÕES: 

Quando recebi o convite para escrever umas palavras e com elas participar nesta merecida homenagem ao Senhor Pinto da Costa, senti-me lisonjeado e, passada a surpresa e após refletir, senti-me também orgulhoso por ter tido participação direta em dois desses 30 anos de presidência que agora se celebram.

É, todavia, difícil para mim escrever algo sobre o Senhor Pinto... da Costa, escrever algo que já não tenha sido dito ou escrito por algum dos que tiveram o privilégio de com ele trabalhar diretamente. Este Senhor, pelos seus inúmeros e incríveis talentos, poderia ter sido com sucesso aquilo que quisesse. Decidiu ser presidente de um clube de futebol, o clube do seu coração e, nesse papel, foi escrevendo uma história da qual não se conhece ainda o fim, mas que é uma história fantástica, a história do Grande Presidente da História do Futebol Português.

Enquanto treinador do FC Porto, um dos momentos marcantes que ali vivi foi a inauguração do novo estádio, um estádio que, como sempre pensei, deveria levar o seu nome, mas que acabou por se chamar Estádio do Dragão. Na altura discordei, discordei silenciosamente, como assim era exigido pelas minhas funções e também porque - como nunca escondi - não nasci portista e nunca carreguei comigo esta proteção.

Anos mais tarde e na sequência das reflexões que faço sobre a minha carreira e tudo aquilo que a rodeia, cheguei à conclusão de que, afinal, o nome do estádio era perfeito. Estádio do Dragão! E porquê? Porque Pinto da Costa é o Dragão! Pinto da Costa é a mística. Pinto da Costa é a alma. Pinto da Costa é o estratega. Pinto da Costa é o Futebol Clube do Porto. E que me desculpem aqueles que discordarem, mas quando Pinto da Costa disser que se acabou, o FC Porto não mais será o mesmo.

Na semana que se seguiu à final da Taça UEFA, estava eu de saída, estava Deco de saída. Chamou-me e sentou-se comigo. Perguntou-me se não sentia que poderia ganhar a Champions... Como sempre, acertou na "mouche". Tocou-me no orgulho. "Míster, prometo que só vendemos um jogador e que não será o Deco. Prometo que lhe daremos outro em sua substituição e que será o míster a escolher." "OK, Presidente! Vendemos o Postiga e vamos buscar o McCarthy."

O Homem sabia que eu não poderia virar as costas a um desafio e tocou-me na ferida. Fiquei mais um ano. O Homem tinha razão, podíamos ganhar a Champions. Agradeço-lhe por esse poder de persuasão, pela inteligência com que o usou, algo apenas possível nos eleitos. É que tal como há um grupo de eleitos entre os jogadores, entre treinadores, também há um grupo de eleitos entre dirigentes. E aqui, Pinto da Costa ocupa seguramente, a nível mundial, uma posição no topo.

Há muito tempo que não tinha a oportunidade de enviar um abraço de amizade, sentido, a todos os portistas e de lhes dizer que os anos passam, mas que jamais me esquecerei daquilo que vivemos e conquistámos juntos. Está dado e está dito.

Quanto ao Presidente - aquele abraço de Parabéns!

sexta-feira, abril 20, 2012

quinta-feira, abril 19, 2012

Push to Add Drama

Numa pequena cidade na Bélgica, onde nada acontece, um pequeno botão muda tudo.
Miguel, aconselho-te vivamente a carregar no botão sempre que o vires, só assim sobrevives aos belgas ; P

terça-feira, abril 17, 2012

segunda-feira, abril 16, 2012

30 anos...

Amanhã o PdC fará 30 anos à frente do FC Porto. Nem sempre estive (ou estarei) de acordo com a forma mas a verdade é o FC Porto é hoje um muito grande clube e isso deve-se muito à liderança de PdC.
Numa semana em que ganhei a roseta de prata de 25 anos de sócio, deixo-vos um texto do Café das Antas com o qual estou 100% de acordo.


Nada disto era inevitável



Há uma única coisa em que toda a gente em Portugal concorda sobre a bola:

-o Porto ganha por causa do Pinto da Costa.


Nos próximos dias há-de haver muitas palavras a explicar porque é que Pinto da Costa é o maior presidente de clube da história do futebol português - do futebol todo no mundo inteiro.  Não vou repeti-las (bom, pelo menos não para já).

Vou só notar que, nos 30 anos de Pinto da Costa (que são fundamentalmente os anos em que eu me lembro de ver bola) o Porto ganhou imensa coisa, e assinalar o seguinte:

-Aquilo que aconteceu ao Porto nos últimos 30 anos não era nada inevitável  e deve-se mesmo ao Pinto da Costa



Enfim, só para dar um exemplo, quantos clubes ganharam a Champions mais de uma vez nos últimos 25 anos?

-Real Madrid
-Barcelona
-FCP
-Manchester United
-Milan

O que é que nós estamos a fazer nesta lista? Já viram que não está ali nenhum alemão, só um inglês e um italiano? Como é que os clubes de países comparáveis a nós em tamanho (Bélgica, Grécia, República Checa) nem cheiram a Champions?

Nada predestinava o FCP à glória nos últimos 30 anos. Vejamos:

-A população

Em número de adeptos, o FCP não é o maior clube de Portugal (como os bacocos gostam de recordar, confundindo "maior" e "melhor"). Nem sequer é o segundo maior. A cidade do Porto não consta entre as 100 maiores da Europa; mesmo a área metropolitana é a 26ª.


-O dinheiro

Obviamente, também não é por aí. Portugal não é um país rico, o Porto não é uma região especialmente rica de Portugal, o FCP não tem nenhum petropatrono.

-A raça

Sim, o Porto - clube, região - produziu grandes jogadores de bola nas últimas décadas. Mas não, o Porto (ou Portugal) não é nenhum viveiro de extraordinários génios que só por si explicassem tanto êxito. Mais: Pinto da Costa nunca teve a felicidade de lhe cair nas escolas de formação um prodígio, daqueles com um talento tão enorme que sozinhos garantem o sucesso. 
 (Para mim, os únicos três verdadeiros génios da bola que nasceram em Portugal nos últimos anos foram estes, e por esta ordem: Cristiano, Futre, Figo. Calhou crescerem todos no mesmo sítio, só um é que teve a sorte de ser campeão em Portugal, imaginem lá com que presidente.)


-O talento

Fernando Gomes, Pedroto, João Pinto, Jardel, Deco, Mourinho, Hulk, Villas-Boas... É uma lista imensa de grandes talentos que passaram pelo FCP. Podem dizer que foi o Madjer  que ganhou em 87, o Mourinho que construiu a equipa de 2004 ou o AVB a de 2011... Mas Pinto da Costa é a única constante dessas equipas todas.


A herança de Pinto da Costa é ainda mais extraordinária tendo em conta que ele atravessou a era da mais rápida transformação na história do futebol. O mundo desta equipa...



..tem muito pouco a ver com o desta:



Entretanto, Portugal entrou na CEE; acabou a União Soviética; foi aprovada a "lei Bosman"; a Taça dos Campeões passou a Champions; inventaram a Internet...

E Pinto da Costa conseguiu adaptar-se a todas estas transformações e continuar a ter sucesso. Não consigo imaginar nenhuma figura, em nenhuma área de actividade, capaz de se manter ao mesmo nível de sucesso durante os últimos 30 anos.


É que o êxito do Porto nos últimos 30 anos não foi milagre, não foi sorte, não foi destino: foi Pinto da Costa

sexta-feira, abril 13, 2012

Bora!?


Comeca hoje. 

quarta-feira, abril 11, 2012

Make It Count

Excelente Viral



Hug

terça-feira, abril 03, 2012

MC PIEGAS!!



PIEEEEGAS.......

Mt bom :-)

Tamos juntos ;-)