segunda-feira, agosto 21, 2006

...quando ainda era criança tinha a esperança...

Ah pois é! Após longa ausência Mexi is back! (Mas pelos vistos n fui o único ausente: tirando o Fredy mais ninguém "blogou", mas isso fica para outro dia).
Devido à intensidade do trabalho antes das férias, às visitas e retornos dos membros do Gang e à preparação da minha trouxa para vir para a França, nunca mais escrevi nada. E não é que não houvesse nada de interessante: a festa na Quinta, o churrasco em Afife, os copos com os retornados e visitantes, etc., tudo acontecimentos merecedores de um post.
Mas o que lá vai, lá vai e agora o que interessa é falar das férias. As minhas foram (neste momento ainda estão a ser) top. Vim visitar a Xaninha durante... um mês! E como ia ficar cá tanto tempo, aproveitamos para conhecer alguns sitios e fizemos alta viagem por este magnífico país.
Quem desdenhar da palavra "magnífico" é porque provavelmente ou não conhece a França ou não conhece a França. A verdade é que, devido à sua dimensão e localização geográfica, este país é o que melhor representa a Europa: tem um bocadinho de Espanha, um bocadinho de Itália, um bocadinho de Alemanha e até um bocadinho de Inglaterra, sem nunca deixar de ter uma identidade muito própria. E este património cultural "central" é visível em tudo: arquitectura, pintura, literatura, escultura, gastronomia, música, etc. Segui-lo atentamente ajuda-nos a compreender melhor a história da europa.
Só que a França, para os franceses, para além de ser o centro da Europa, é o centro do mundo, ou, quem sabe, do Universo (onde é que já vimos este filme?). Esta arrogância associada a uma anglicização da nossa cultura afasta a nossa geração, ao contrário da dos nossos pais, deste país.
A mensagem que quero deixar é que ultrapassada a barreira da língua (aqui até os "bifes" se querem ser bem tratados falam francês, ah pois é!) e a do preconceito de superioridade (a certa altura quando dissemos a nossa nacionalidade responderam-nos "ah mas são portugueses em viagem!") os franceses até são faceis de lidar porque... são europeus e funcionam em muitas coisas da mesma forma que nós.
Por isso recomendo vivamente visitar a França a quem queira fazer umas férias descansadas (aqui viajar de carro é excelente) e tenha uns cobres a mais (tudo custa os olhos da cara).

PS: A reportagem fotográfica vai ter de ficar para um próximo post porque ainda tenho de fazer a selecção das fotos q valem a pena mostrar. Aqui fica uma de amostra.


PS2: Respondendo a questões já levantadas, aqui (especialmente em Paris) as meninas são tão giras e tão chiques que nem as meninas portuguesas podem colocar defeito (eh lá!). Infelizmente para os jovens tugas, estes dificilmente terão "cachet" para conquistar o "coração" destas elegâncias. C'est la vie!

3 comentários:

Eda disse...

Estes franceses devem tar loucos.... Mas que curiosidade que tenho em ir lá... oh oh... quero mesmo ir... não, mesmo... ainda por cima as chikas sao finas e gostam de papel, e eu com um fábrica de papel higiénico, vou lá no meu ferrari amarelo e... és maluco... Oui, je t´aime... Ah po... EDA não brinca!!! TSAAAAAAAAA

Mila disse...

Mt bem Pedro, uma boa analise da França e ... das francesas ;)!!!!
Obrigada pela visita, foi optimo descobrir melhor este Pais na tua companhia!!!
Hoje ainda posso dizer... ate logo!

Capanga disse...

E lemmings já falas à emigra??
E será k o lemmings fará a sua viagem na companhia de um frommage??
N percamo próximo post k nós tb n