Se há coisas que um responsável de marketing deve fazer, é acima de tudo ser um criativo. Deve criar novas ideias, lançar novos produtos, pensar em novas formas de como lançar um novo serviço, re-inventar o que já foi inventado entre muitos outros. Mas o que não deverá fazer é copiar o que já foi feito e essa é a razāo pela qual publico este post. Provavelmente é práctica comum no mundo, mas a mim é algo que me faz um pouco confusão.
Há" um anúncio que tem dado em Portugal de forma persistente, e há dias quando falava com o Tiago ele falou-me que este novo anúncio da "Optimus" é muito semelhante a um da "Budweiser" que passou recentemente nos Estados Unidos.
Não sei se a pessoa que aprovou o anúncio sabia que ele já existia noutro parte do mundo, mas se sabia e aprovou na minha opinião é um erro grave, mas certo certo é que a pessoa que idealizou a versão portuguesa do anúncio sabia que ele já existia e ainda assim avançou com a ideia. Ou seja, a criatividade da Optimus reflecte-se com a crise que actualmente se abate sobre o nosso país e resto do mundo.
Mas enfim, seguem agora os anúncios versão U.S. e versão portuguesa para que tirem as vossas próprias conclusões:
Anúncio Budweiser:
http://www.youtube.com/watch?v=kzqd2w1wdCc&sns=em
Anúncio Optimus:
http://www.youtube.com/watch?v=eRg47jlGywc&sns=em
Outros anúncios:
http://www.youtube.com/watch?v=nrFvlwEpteM&sns=em
http://www.youtube.com/watch?v=BVNxWBoUrdk&sns=em
6 comentários:
Para começar é de salutar que "velho" Eda ainda faz as suas aparições e de mais valor a publicar no nosso Blog!
O da BUD e da OPTIMUS realmente parecem umas cópias! Os outros já nem tanto é praticamente só a música que é a mesma.
Optimus é óptima a copiar :P
eda... desapareceste do Facebook??
Quanto a este assunto acho o mesmo que o Picasso:
Good artists copy
Great artists steal
Embora isto esteja mais copy que steal.
Abraço,
Rocks
Sim, a minha conta facebook foi encerrada e espero eu de vez. Acho que já era para mim uma ferramenta sem qualquer utilidade. Mas vou voltar a postar/comentar mais aqui :)
abr
A criatividade está de tanga, e esses supostos criativos que trabalham para qualquer uma das empresas de telecomunicações que temos no país sofrem de writers block há muito muito tempo. Como se explica fazer um autentico copianço, descarado, onde se gastam milhões, para fazer um been there done that. Isto só explica uma coisa, o average consumer português alvo daquele anuncio (16-35) não é exigente, é inculto e pouco informado.
Comentário estilo Ser Português: Amigo critica originalidade de anúncio português (cara Zezé Camarinha)- "Claro que Portuguese do it better: ora vê lá qual tem melhores gajas..." ;-)
Não falando de MKT: a campanha está a gerar frutos....e o investimento a gerar retorno :-) essa é que é essa
Falando de MKT: está a dar que falar....os que gostam e falam por isso...e os que não...e cá tamos nós :-)
Hugs
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