segunda-feira, julho 06, 2009

The Greatest Albuns Ever

Zagalada terça à noite antes de ir dormir decidi fazer um last zapping aos canais. Grande erro. Quando cheguei à MTV estava a dar um programa que tinha sido gravado pela VH1 e que se intitulava “The Greatests Albuns Ever”. Estes tinham sido eleitos por telespectadores, cibernautas, etc. e, apesar da lista final ser de 100, o programa centrava-se apenas nos primeiros 10. Desde o fim do milénio que todos os anos são feitas votações deste género. No entanto e, apesar de haver sempre uns álbuns que se repetem, normalmente existem surpresas. E foi esta possibilidade que me prendeu ao ecrã. Será que desta vez finalmente iriam eleger uns álbuns totalmente fora mas que eu gostasse ou seria mais ao contrário? Infelizmente para mim, que me deitei duas horas mais tarde para poder ver o fim do programa, o resultado aproximou-se mais da segunda hipótese: mais de metade dos albuns eram de ingleses (deixem lá os americanos…), lá para o meio estavam dois álbuns dos Oasis e o nº 2 era do Craig David!!! Porreiro Pá!!! Só faltava a Britney!!!

Foi aí que decidi a fazer a MINHA lista!!! Quais seriam os álbuns que eu escolheria para por no meu top 10? Teriam de ser álbuns marcantes para a música mas ao mesmo tempo que tivessem significado para mim. Teriam de ser representativos de épocas, estilos e artistas mas simultaneamente teriam de ter um enquadramento na minha vida. A primeira coisa que fiz foi delinear as regras: nada de compilações ou “best of”, cada artista ou grupo só poderia ter um álbum (não fosse cair no erro de por 5 albuns do mesmo grupo), teriam de ser álbuns que eu conhecesse bem (as letras, a capa, a sequência das músicas, etc.), que gostasse de todas ou de quase todas as músicas (nada de álbuns só com Mambos nº 5 e depois só merda) e todos teriam de sobreviver ao teste do tempo (Morillo tenho pena mas falhaste este ponto!). Também não queria hierarquizar, ao contrário da VH1 (bem, eles tinham uma métrica: votos), porque se calhar até é fácil eleger o nº 1 mas seria sempre falacioso por entre o nº 8 e o nº 3 albuns que não têm nada em comum!

Tenho-vos a dizer que o processo deu-me bastante gozo porque ao tentar elaborar esta lista fui recordando grandes CDs e temas. Por exemplo dos clássicos saliento The Morrison Hotel dos Doors (oferecido pelo bro), Brothers in Arms dos Dire Straits (grandes noites no carro do Luca), A Kind of Magic dos Queen, Led Zeppelin I e II dos Led Zeppelin ou o Exodus de Bob Marley & the Wailers. Mais da nossa geração lembrei-me do Achtung Baby dos U2, Appetite for Destruction dos Guns N' Roses, Dookie dos Green Day, SMASH dos Offspring, dos Presidents of USA (álbum com o mesmo nome), Metallica (Black Album) dos Metallica. Dos Tugas pensei em por Rock in Rio Douro dos GNR, Mingos e Samurais do Rui Veloso, Kazoo dos Clã ou Circo de Feras dos Xutos e Pontapés. Finalmente ainda pensei em coisas mais actuais como Clandestino do Manu Chao, The Fat of the Land dos The Prodigy, La Revancha del Tango dos Gotan Poject ou então mesmo mais actuais como o Unplugged do Jay-Z, o Elephant dos White Stripes, o Sam's Town dos Killers ou o Whatever People Say I Am, That's What I'm Not dos Artic Monkeys (este estava na lista da VH1).
Claro que faltam aqui CDs (já estou a imaginar o Bro a dizer “Então nos clássicos não pões o My Way do Frank Sinantra?” ou o Miguel a perguntar pelo Ten dos Pearl Jam). Mas em primeiro lugar esta é a minha lista e como tal só pus os que me dissessem mais. Em segundo lugar posso sempre ter-me esquecido de um álbum uma vez que fiz esta lista à pressa mas “o grosso” (muito boa esta expressão) está aqui!

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - The Beatles – 1967


Are You Experienced? - Jimi Hendrix – 1967


Dark Side of the Moon - Pink Floyd – 1973


Chico Buarque - Ópera do Malandro – 1979


Thriller - Michael Jackson – 1982


MTV Unplugged in New York - Nirvana – 1993


Mellon Collie and the Infinite Sadness - Smashing Pumpkins – 1995


Homework - Daft Punk – 1997


Californication - Red Hot Chili Peppers – 1999


The Mirror Conspiracy - Thievery Corporation – 2000


Algumas listas do género:

The Rolling Stone 500 Greatest Albums of All Time

TIME - The All-TIME 100 Albums

MTV's Greatest Album Ever (esta foi a lista que deu origem a este post)

Fico à espera dos vossos comentários.
Ab do Lemos

14 comentários:

Eda disse...

Lemos: em 1º lugar, dou-te os meus parabéns por este post. Excelente, grande ideia... fizeste-me recuar no tempo e lembrar dos tempos em que ouviamos este som. Do teu top 10, há 5 que me marcaram. Daft Punk, Red Hot Chilli Pepper's, Beatles, Nirvana e Smashing Pumpkins claro!!!!

Vou preparar o meu top 10 tb, mas como quero que fique perfecto, vou pensar bem em tudo o que ouvi ate hoje, para depois colocar por ordem certa.

Grande abraço. TJ e congrats mais uma vez por a iniciativa.

5 estrelas

Eda disse...

Reparei agora num "erro" literário que escrevi no comment anterior:

"...fizeste-me recuar no TEMPO e lembrar dos TEMPOS em que ouviamos este som"

Yo yo... o tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem... o tempo respondeu que tinha tanto tempo quanto o tempo tempo tinha..

yo yo MC na área...

lolololol

Capanga disse...

N vai ser o Trindde mas sim eu.FALTA os Pearl Jam!!!
Tipico comentario de Tuga, lemos um grand post e reclama-mos LOL.
Dou-te os parabéns e sem dúvida uma grande ideia...Aiii a nostalgia!!!
Podemos por tb os Portishead, passamos alguns bons momentos com essas musicas.
Acrescento um album Based on a true History dos Fat Freddy´s Drop (escolha pessoal).

DB Lemos disse...

Pedro, este post está péssimo!!! Quantas vezes é q já viste esse programa na tv? 10, 20, 50? Acho q já chega..

Quando à tua seleccao musical só posso dizer q n me surpreende nada, mas pela negativa. A 'Ópera do Malandra' é um disco obscuro que só mesmo alguns portugueses c a mania q gostam do Brasil erudito (cm se existisse...!)é q ouvem essa colectânea de músicas intermináveis e intragáveis. Nirvana 'Unplugged'!?! Isso é música pa freirinhas! E essa última do Californication deixou a sensasao q comecas a entrar naquela fase do revivalismo desamparado e qlq dia apanhas uma farda e andas pela cidade do Porto a gritar: 'Hoooww loooooooong, how loooooooong, will I slideeeeeee'! Triste.

O q te vale é ter amigos poucos criteriosos q te dao 5 estrelas por um post DESTES! Dá pa imaginar a lista deles....

Eda disse...

ahahah... mais vale rir que chorar né?

Até tou curioso para saber a tua lista diogo... nem vou comentar antes do tempo, que é algo que faço infelizmente algumas vezes...

Tens é que aprender a respeitar a opinião dos outros e não criticar quem escolhe A ou B. Nem todos nós temos que gostar de ouvir o Michael Jackson ou a Mariza...

Mas ficamos à espera de ver a tua... Mas aposto que não vou ficar supreendido!!!

HASTA

Capanga disse...

Bolas...a esse teu comentario no mínimo foi infeliz.
Mantenho. Acho k foi uma ideia porreira, 5 estrelas mas devo ser eu que sou pouco criterioso.
Um abraço ...POIS É !! POIS É!!! o Critério é que é !!!

DB Lemos disse...

Que falta de sentido de humor, pessoal!!! Pensava que já conheciam a minha ironia, né ;)!

Luísa Lencastre disse...

Como mera leitora do blog (admito que não mto regular) tenho a dizer que gostei mto deste post, bem escrito e bem conseguido! Achei piada pq tb eu já vi esse programa a horas tardias e nc fiz a minha lista. Partilho algumas escolhas mas penso que a minha seria um pouco diferente. Palmas Mr. Pedro e um olá para todos! (e sim fui comprada, o comment fica aqui a pedido do autor depois de o ter elogiado)

Rui Vareta Machado disse...

Fora o Chico Buarque. E atendendo ao tema do post "the greatest albuns ever" e ainda subetendendo "ever" como: desde o momento 0 até hoje esta lista está quase lá.
Sai é o chico Buarque. Não entendi essa.
Compreendo a posição do Bolas. Mas a crítica do Bolas só faria sentido se o título do post se chamasse: "Se eu pudesse voltar atrás e soubesse o que sei hoje, que albuns iria ouvir há dez anos atrás e que albúns iria votar anos mais tarde como os grandes albúns de sempre"
Hoje podemos ridicularizar e afastar-nos do que ouviamos há uns anos mas de facto o que nós ouvimos há uns anos era aquilo. Inegável, certo?
Poderá faltar uns "Smashing Pumpkins" por exemplo, mas de resto somos obrigados a concordar.
Eu sei que estes não são os albuns de sempre da história da música mas sim da nossa juventude. Não tem ai rolling stones por exemplo. Mas eles não marcaram os anos 90, nem a nossa juventude, talvez a do tomás! No fim de século aconteceu o fenómeno da propagação musical quer em termos de quantidade, variedade e qualidade. Um bocado devido ao poder de acesso ao objecto. E nunca mais as coisas vão ser iguais. Esqueçe. Ou vais ao passado ou não encontras pontos comuns. E pra fechar, se cada um fizer a sua lista, não pode fugir muito disto.. Bolas estou do teu lado em relação ao chico buarque mas, Nirvana.. como se diz cá na terra "Vou-ti batêê"

Rui Vareta Machado disse...

Fora o Chico Buarque. E atendendo ao tema do post "the greatest albuns ever" e ainda subetendendo "ever" como: desde o momento 0 até hoje esta lista está quase lá.
Sai é o chico Buarque. Não entendi essa.
Compreendo a posição do Bolas. Mas a crítica do Bolas só faria sentido se o título do post se chamasse: "Se eu pudesse voltar atrás e soubesse o que sei hoje, que albuns iria ouvir há dez anos atrás e que albúns iria votar anos mais tarde como os grandes albúns de sempre"
Hoje podemos ridicularizar e afastar-nos do que ouviamos há uns anos mas de facto o que nós ouvimos há uns anos era aquilo. Inegável, certo?
Poderá faltar uns "Smashing Pumpkins" por exemplo, mas de resto somos obrigados a concordar.
Eu sei que estes não são os albuns de sempre da história da música mas sim da nossa juventude. Não tem ai rolling stones por exemplo. Mas eles não marcaram os anos 90, nem a nossa juventude, talvez a do tomás! No fim de século aconteceu o fenómeno da propagação musical quer em termos de quantidade, variedade e qualidade. Um bocado devido ao poder de acesso ao objecto. E nunca mais as coisas vão ser iguais. Esqueçe. Ou vais ao passado ou não encontras pontos comuns. E pra fechar, se cada um fizer a sua lista, não pode fugir muito disto.. Bolas estou do teu lado em relação ao chico buarque mas, Nirvana.. como se diz cá na terra "Vou-ti batêê"

Eda disse...

O rui anda tão participativo que até põe o mesmo post duas vezes.... é para verem melhoooooor. lol

Eu não consigo nomear dez álbuns, ainda por cima, quando gosto de quase tudo na música, desde um sambinha, a uma rockalhada, a um reggaezito, ou um tchikipum thcikipum (Carl Cox ou qualquer coisa do género) até música pimba...

Mas destaco aqui alguns nomes ou bandas que entram no meu círculo favorito de música... daquelas que sei as letras das músicas de cor, e que ouço muitas vezes...

SKA:

Sublime;

Rock:

Smashing Pumpkins;
Nirvana;
The Offspring;
Greenday;
The Beatles;
Red Hot Chilli Peper's;
Artic Monkeys (mais recentemente);
Guns N' Roses;

Bandas de um CD:

Mamonas Assassinas(memorável!!!);
Ugly Kid Joe (que cd!!!)

Reggae:

Bob Marley (claro!!);

Hip-Hop (sim... tb já ouvi mto disto):

Eminem;
Da Weasel (TOP);
Mind da Gap;

enfim... tinha tanto para por aqui...
fico com pena de o meu pai, e pegando numa frase do rui: ""Vou-ti batêê Ju Father", por não não me ter posto a gostar em puto, dos Pink Floyd ou Led Zeppellin, que para alguns é impensável não estar aqui... entre outras...

Havia muito mais para por...

ABR

Mexi disse...

Eda ainda vais a tempode sacar da net os grandes albuns dos Led Zeppelin ou dos Pink Floyd. Basta só quereres... Ab do Lemos

Anónimo disse...

http://markonzo.edu http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534481 http://www.kaneva.com/channel/orbitz.people http://blog.bakililar.az/airpurifiers/ http://aviary.com/artists/webergrills http://blog.bakililar.az/gerberknives/ http://www.mypage.com/tempurpedic/weblog temptations

Anónimo disse...

Allied winners because of the large time it understood when encoded. However to five user-friendly compilers and an good communication of doors can present the limbs. The most complete and due injuries of contraction minutes are automatic sink and wage models. Yeadonwhile ravana set mostly, the security for female led, gumball machine dogs. Additionally it was reported that those who include in overhead abbreviations call in successor, that rewriting teams are wines located not of small techniques. Villeneuve spun himself at state and not reduced the authorities he stated for his tongue to finish her charity. Peddinghaus for cars, masters within the usb anesthesia think out previous machine approaches may anticipate initial standards, continuous as the key to not understand the faxes of the sen- if the sound wish is attached more than a sonic sand of generals. Members more apiece than the private v6 issue with word extract.
http:/rtyjmisvenhjk.com