domingo, julho 12, 2009

Just Think It!

Em primeiro lugar, fico muito contente com toda a dinâmica que o nosso Blog adquiriu nos últimos tempos. Admito já que não foi por minha causa, tenho até sido um clandestino, mas um clandestino atento. Mas isso não interessa, porque se há alguém que mereça uma vénia por este boost Bloguístico é o Eda (a ameaça resultou, Eda apostou e ganhou). Estamos juntos Edu. Em segundo lugar, queria dizer que li atentamente tudo o que aqui foi dito sobre o CR7, ou melhor 9, além da peça do Diogo que está muito bem escrita e acima de tudo bem argumentada.

Mas, depois de ler os comentários de todos, também senti a necessidade de dizer algo, tentei ser sucinto, mas não resultou. Tinha algo mais para dizer, por isso peço desculpa, a quem me conseguir aturar até ao fim, a quem desistiu a meio e àqueles que não estiverem minimamente interessados.

Bom, devo desde já admitir que sim, sou mais um dos patetas. Aderi ao movimento “Hate”, em grande parte na brincadeira mas também a falar um pouco a sério. Não se preocupem, não me estou a tornar em nenhum Mark David Chapman, nem planeio dizimar o meu ódio de estimação às portas do Central Park. Mas quando se fala do Cristiano Ronaldo e no mesmo contexto se conjugam palavras como “orgulho”, patriotismo”, “referência” ou até “comovente” temos que ter muito cuidado, porque os rumos que daí divergem podem ser muito traiçoeiros. Acho que vivemos num país e acima de tudo, num mundo cheio de falsos ídolos, mas este cliché já não é novidade, muitos o usaram para bem ou para mal, mas isso não me impede de afirmar isto sem que me esteja a contrariar: - Sim! O CR9 tornou-se um ícone, uma marca de sucesso de contornos globais. Sim! O CR9 é um jogador incrível, dos melhores de agora e de sempre. Sim! 93 Milhões de Euros é muito dinheiro, e sim, é um investimento garantido.

Mas razões como estas, a brincar ou não, não sustentam argumentações que sendo o CR9 um alvo fácil de satirizar, devemos desde logo assumir como tabu que qualquer critica feita, tem com ela alojada um pouco de cobiça e inveja. Eu se invejo alguma coisa nele, invejo o facto dele ter conseguido alcançar um sonho pelo qual lutou imenso. Mais nada (Not Paris, Not Money, Not Dona Dolores, okey um bocadinho a dona Dolores, adoro vê-la a lançar os “fógos”).

A minha argumentação pode até ser um bocado tendenciosa, eu não sou fã do CR9, admiro os seus momentos de inspiração, mas não me revejo nele de forma alguma. Porém, isso não pode ser um entrave para deixar de pôr em causa o seu papel na iconografia portuguesa. E quando falo de iconografia portuguesa, falo de identidade e cultura de um país, que vai prevalecendo ao longo dos tempos e gerações. Parafraseando uma fala de um filme muito mau, “he’s like another macarena”, querendo isto dizer que neste momento ELE faz parte de uma tendência global, mas daqui a 50, 100 anos, deixará talvez de fazer parte do imaginário colectivo desta nação à beira mar plantada, e os ecos da sua memoria não passarão de registos históricos. Por outro lado, Portugal, como nação, não é pobre em figuras, que por esta ou outra razão, são reconhecidas pelo seu valor nos mais diferentes campos. Verdadeiros exemplos de tenacidade e virtuosismo, que atingiram um gravitas dificilmente alcançado pelos comuns dos mortais.

Pessoas como José Saramago, Paula Rego, Manoel de Oliveira, Siza Vieira e António Damásio, outras que faleceram num passado recente como António Champalimaud, Mário Cessariny, Luís Pacheco, Carlos Paredes e até a Amália.

O Saramago ganhou o Nobel, é lido pelo mundo fora, milhões de pessoas têm como livro preferido O ensaio sobre a cegueira; só isso enchia mil Barnabéus.

A Paula Rego é a primeira artista a estar associada à National Gallery e é uma das maiores pintoras vivas; bate recordes mundiais de vendas nas maiores leiloeiras do mundo.

O Manoel de Oliveira começou a fazer cinema em 1928, ainda o Charlot arrebatava plateias pelo mundo fora. Primeiro como actor, e mais tarde como realizador e argumentista, Oliveira, quer queiram quer não, é uma das maiores figuras de sempre da cultura portuguesa. Não me considero um defensor do senhor, mas caramba, acho que nos dias de hoje, numa era em que o processo cinematográfico já está vulgarizado globalmente, conseguimos perceber a importância que esta pessoa tem, independentemente da idade que tenha.

Siza Vieira é um dos maiores arquitectos vivos, ganhou o Pritzker award, a maior distinção da área, além de ter sido distinguido pela Rainha de Inglaterra e ter ajudado a consolidar o estatuto da faculdade de arquitectura do Porto a nível mundial.

António Damásio, médico neurologista e neurocientista, autor de livros como o Erro de Descartes e O sentimento de si, mudou a forma como nós humanos vemos e pensamos o cérebro.

E podia estar aqui eternamente, mas acho que já dá para ter uma ideia, que neste país que muitos acham cinzento, não é só o futebol que tem technicolor. E não é só pelo futebol que nos devemos rever, ou sentir orgulho. Eu orgulho-me de todas estas pessoas que referi, revejo nelas qualidades e atributos que devemos tomar como um exemplo a seguir, e não vão ser 93 milhões de euros, nem 88 mil pessoas, nem o Eusébio e o Di Stefano e muito menos a miss Hilton, que me farão pensar de outra maneira. O CR9 pode –se ter tornado património nacional, mas para poder andar lado a lado com os deuses do Olimpo, terá que fintar com virtuosismo e inspiração para agarrar um pedaço de História.

Abreijos prós meninos e prás meninas ;)

6 comentários:

DB Lemos disse...

Ok, nós percebemos, o ronaldo n tem mto a ver connosco ou com aquilo que geralmente admirariamos nas pessoas mas, o facto é, somos todos Portugueses e logo temos que nos apoiar uns aos outros, se n ninguém o fará. É como o Gang Aviz...tamos juntos! De resto, parabéns pelo post!

Rui Vareta Machado disse...

Tiago. Eu ontem escrevei, escrevi..
Mas depois acabei por não publicar.
Podias não entender e ficar meio chateado.

Misturava e confrontava elite, com pop, mediatismo, arrogância, arte, pseudo-arte, feitos portugueses.. etc e tal

Daqui a uns meses comento pessoalmente..

Abraço

7ico disse...

Fico à espera : ) já tou com saudades que me chateies, eheheh

tamos juntos!

hug

Eda disse...

Boas a todos...

Caro Tiago:

Em 1º lugar, dou-te os parabéns pelo post. Acho que está muito bem escrito, acho que focaste aqui alguns pontos importantes, mas a nata que se retira de tudo isto, no meu entender é que não deste uma razão muito válida para os argumentos que apresentei no meu post. Sem dúvida que alguns nomes que invocaste, fazem sem dúvida parte da nossa cultura, e com mais importância do que um "simples jogador de futebol".

Mas pensando nas massas, naquilo que o "povo" gosta, penso que se vão lembrar mais depressa do Cristiano do que a Paula Rego ou o Manoel de Oliveira, sem tirar um ponto de mérito a estes grandes artistas, como outros que aí andam.

Mas o futebol, com a dimensão que tem, consegue atrair muito mais gente. Pergunta na rua quem já viu um filme do Manoel de Oliveira, ou um quadro da Paula Rego ou se o golo que o C. Ronaldo marcou ao F.C. Porto?

O que quero dizer, é que neste momento o CR9 é o porta-bandeira de Portugal, e é realmente um fenómeno. Acho que vai ultrapassar a notoriedade do Eusébio e de muitos outros "grandes" que por aí andam. Acho mesmo, que se continuar assim, pode alcançar em termos de notoriedade, o mítico Maradona!!! Mas para isso tem que ainda que "dar" um campeonato do mundo a Portugal. Ainda vai a tempo de dar 2 se conseguir....
Vamos esperar para ver, mas o que deve contar, é que devemos estar contentes por termos o melhor jogador do mundo, o jogador mais bem pago, o jogador com maior assistência numa apresentação oficial, o jogador (provavelmente) mais mediático (bom para a publicidade)…. Enfim…
O que pergunto é?

Preferias mesmo que estes recordes pertencessem ao Messi ou ao Káka???

EU NÃO!!!

7ico disse...

Caro Eda, ; p

Sinceramente, não me importava nada. Claro que ser o melhor jogador do mundo arrasta por si só tudo isso, maaaaas, preferia que o CR9 fosse conhecido pelo jogador que nos levou a um campeonato mundial ou europeu, e já nem digo ganhar a taça, bastava ir à final, do que ser o mais mediático, o que mais camisas vende, o que mais referências tem no google, o que levou mais pessoas ao estádio, etc.
Isso, deixa para o livro do Guiness, onde Portugal está sempre representado, como por exemplo com o maior doce de tentúgal do mundo, a maior manta, a maior bandeira humana, a maior torta de azeitão, e muito mais.

Tamos juntos ;) hug

Miguel Trindade disse...

...e o "Je" teve em alguns!!

Maior onda humana do mundo...maior palco do mundo...maior lançamento de aviões de papel do mundo ao mesmo tempo!!
Acho que já posso dizer que não vou ser esquecido!!
lol
Abreijos
Tamos juntos

Pês Ésses:
@Tiagones: escreves bem pó car****
@Rui: vai arranjando argumentos para daki a uns meses que com o Tiago vais precisar..lol...há-que mandar axas prá fogueira
@Eda: fala de quem quiseres, mas desde que deixes o Zizou de fora...lol