sexta-feira, fevereiro 05, 2010

um MUITO OBRIGADO anteciapdo!! Temos pena!!



Homem novo no Chelsea acha-se velho na Selecção

Numa altura em que parece abrir uma porta no Chelsea, Deco fecha a janela da selecção portuguesa. Se, no emblema britânico, Carlo Ancelotti rejubila com as capacidades inesperadas do seu novo médio-defensivo, na equipa das Quinas, Carlos Queiroz fica a saber que só vai poder contar com ele até meados do próximo Verão. É o adeus de Deco à Selecção Nacional, anunciado ontem aos microfones da Rádio Globo. "Encerro um ciclo no fim do Mundial. Pela minha idade e porque é cansativo, despeço-me da selecção portuguesa após o Mundial", disse o próprio, numa curta entrevista em que antecipa ainda o fim da sua experiência europeia. Vai jogar apenas mais uma temporada no Chelsea e, no fim da época 2010/2011, regressa ao país-natal para acabar a carreira num emblema brasileiro.

O Mágico comparou Scolari com Carlos Queiroz, definindo o primeiro como "mais emocional" e o segundo como "mais teórico e amante da táctica". No entanto, não falou sobre Carlo Ancelotti, o homem que parece disposto a mudar-lhe o seu ADN como futebolista. O treinador do Chelsea tem testado o médio numa posição que até agora lhe era estranha. No meio-campo, é certo, mas com tarefas bem mais defensivas. À imagem do que já tinha feito com Andrea Pirlo no AC Milan, o italiano está a tentar transformar um médio-ofensivo numa espécie de trinco com a função de ser o primeiro organizador de jogo da equipa de Stamford Bridge.

A inovação foi pela primeira vez colocada em prática há três jornadas atrás, no Chelsea-Birmingham, com excelentes resultados para Deco e para a equipa. A exibição individual do português foi gabada por todos e os blues venceram por 3-0. Já na última jornada da Premier League, em Hull, o médio voltou a ser elogiado pelo desempenho das novas tarefas, mas o resultado final não foi o mais agradável: 1-1, ou seja, dois pontos deitados ao lixo num dos terrenos mais acessíveis do campeonato.

Contactados por O JOGO, dois dos mais importantes ex-treinadores de Deco não ficaram surpreendidos com a adaptação do atleta às novas funções. "O Deco é o tipo de jogador que pode alinhar em qualquer posição com muita facilidade. Tem uma excelente leitura de jogo, o que é importante na nova posição, como pivô de toda a manobra de jogo. É o homem que liga a defesa ao ataque, é muito importante numa equipa", assinala Fernando Santos, seu treinador no FC Porto durante três temporadas. "Ele é um talento em movimento, com capacidade de trabalho e qualidade técnica. E como homem também tem grande valor", explica o actual técnico do PAOK, sobre um jogador que "ainda tem muito para dar ao futebol".

Muito semelhante é a opinião de João Santos, primeiro treinador de Deco em Portugal, ao serviço do Alverca. "Pela categoria dele, é um homem que pode alinhar em qualquer lado. Tem uma leitura de jogo impressionante e uma análise táctica extremamente inteligente, úteis para uma posição que exige uma correcta interpretação dos momentos do jogo", analisa.

Não é líquido, apesar de tudo, que a experiência venha a vingar. Por uma razão muito simples: é que Essien é o preferido de Ancelotti para o lugar e, logo a seguir na hierarquia posicional, está ainda John Obi Mikel. O ganês vai estar lesionado até ao início de Abril, mas o nigeriano, após a participação na CAN, pode estar prestes a regressar à equipa. Nesse caso, é bem possível que Deco volte à sua posição original, como médio-interior direito... ou mesmo relegado para o banco de suplentes. Só o tempo o dirá, mas, para quem assistiu às duas partidas em questão, é impossível que Ancelotti não tenha gostado do que viu.

"Traição" ao Brasil logo na estreia

A estreia de Deco por Portugal foi a 29 de Março de 2003 e logo contra o Brasil natal. O médio entrou aos 61' para o lugar de Sérgio Conceição e apontou aos 82' o segundo golo de Portugal, que deu a vitória por 2-1.

71 | O número de internacionalizações do Mágico, que é o 10º jogador com mais jogos na história da Selecção. Figo é o primeiro, com 127 partidas internacionais.

5 | Os golos que apontou por Portugal. O primeiro foi na estreia e logo frente ao Brasil. Rússia, Irão, República Checa e Dinamarca foram as outras vítimas.

3 | Os futebolistas naturalizados a representar Portugal antes de Deco: o sul-africano David Julius (1960-61) e os brasileiros Lúcio (1960-62) e Celso (1976-78).

20 | Quando chegou à Selecção ficou com o número 20, pois o 10 era de Rui Costa. Depois, manteve-o por "culpa" de Ronaldinho no Barça e Joe Cole no Chelsea.

21 | Os milhões de euros que o Barcelona pagou ao FC Porto em 2004 para o contratar. Quatro épocas mais tarde, transferiu-se para o Chelsea por 10 milhões.

18 | Os títulos conquistados até agora, desde o campeonato paulista de 1997 até à Supertaça inglesa de 2009. Pelo meio, ganhou duas Ligas dos Campeões (2004 e 2006).


TAMOS JUNTOS!!!

2 comentários:

Pauito disse...

Tem piada se pensarmos que o deco foi resgatado à equipa B do Benfica... Grande Deco! Que boas recordacoes da Champions...

Capanga disse...

É o nosso nr 10 ...Joga e finta com os dois pés !!!
É melhor que o Pelé!!!
É O DECO ALLEZZ ALLEEZZ!!!!!