segunda-feira, maio 03, 2010

Top 10 do Later...With Jools Holland

Não há muitas coisas que tenho saudades de Inglaterra, mas aquelas de que sinto, é a sério. Sentar-me no topo de Primrose Hill a admirar o 'skyline' de Londres, viver com amigos e fazer festas em casa em vez de sair à noite, ler a versão original do 'Observer' ao domingo, ver o 'This Week' com o Andrew Neil à quinta-feira, e, quando decido ser cota e ficar em casa à sexta-feira, ver o programa do Jools Holland na BBC 2: 'Later...With Jools Holland'. O conceito é simples: Jools Holland, pianista e compositor, convida três músicos ou bandas para apresentarem o seu trabalho num espectáculo ao vivo que, por vezes, acaba por se tornar numa jam session. Aqui, as estrelas pop não entram - é só música com M grande. Infelizmente, os directores de programação dos canais generalistas portugueses ainda não se lembraram de ir buscar este programa ou formado. Portanto, enquanto isso não acontece, ficam aqui aquelas que considerei serem as algumas das melhores actuações no programa (de acordo com os meus gostos - podem encontrar mais vídeos no youtube e fazer a vossa própria lista):



10. Moloko:
Nos bons velhos tempos em que o House bombava, os Moloko estavam entre os melhores. Tive oportunidade de vê-los ao vivo em Ibiza e comprovar que eram tão bons ao vivo como nas gravações. Na sua oportunidade no Later, não desiludiram. O vídeo é um bocadinho longo mas se não quisserem ver tudo, assistam pelo menos à parte final, a partir do minuto 3:46.




9. Lily Allen:
Quem diria? Ms Lily Allen canta clássicos. Esta interpretação de 'Lady is a Tramp' teve lugar no especial de ano novo de Jools Holland que tem o nome de 'Jools Annual Hootenanny'.



8 - Jay Z:
O final diz tudo: quem não estaria a acompanhar o refrão depois desta performance inacreditável do Rei do Hip-Hop contemporâneo.




7 - Blur:
Há muito, muito tempo quando o Jools ainda tinha cabelo longo e ar de quem apanhava pouco sol, existia uns miúdos rebeldes que faziam umas músicas barulhentas que marcaram uma geração e um povo. Afinal, não há noite de borga em Inglaterra sem acompanhar o hino 'Parklife' do fundo dos pulmões.




6 - Paul Weller & Amy Winehouse:
Só faltou mesmo o Marvin Gaye sentado na assistência a aplaudir. Amy Winehouse puxa a voz ao limite (antes da queda na desgraça) e Paul Weller não se deixa ficar atrás. Uma excelente performance que gostava de ter visto ao vivo.




5 -Arctic Monkeys:
Que power! Não é a minha música favorita dos Arctic Monkeys mas depois de ver esta performance fiquei a perceber o seu encanto. Ainda mais, porque se vê ao fundo que o público está ao rubro.




4 - The White Stripes:
Um das minhas músicas favoritas, de uma das minhas bandas favoritas. Acompanhados no piano pelo Jools - que pinta!



3 - The Gossip:
A Beth Ditto é uma das melhores vocalistas da actualidade e o resto é conversa. Os berros dela dão arrepidos a qualquer um. Á espera de vê-los ao vivo no Optimus Live este Verão.




2 - Al Green:
A voz já não é o que era, a figura também não, mas o ritmo e a atitude em palco continuam lá. Que senhor! Uma lição para os músicos mais novos, entre eles o Damian Alborn a curtir na assistência.




1 - Bjork:
Cantar uma música que foi proibída em alguns países - corajoso. Ir ao Later com uma entourage fantástica e dar um espectáculo - muito bom. Por o Paul McCarthney a curtir ao vivo a música - priceless!

4 comentários:

Luca disse...

Mto bom bolas, Gossip tá top.

Capanga disse...

Muito bom mesmo...

Rui Vareta Machado disse...

Boas bolas! mt bom..parabéns pelo post

Eda disse...

1º este post está excelente e merecia um pouco mais de elaboração nos comentários dos utilizadores... estas coisas dão trabalho sabiam???

2º Acho uma injustiça tremenda colocares a actuação dos Moloko em último lugar. Para mim era certo que estaria no Top 3.

Gostei muito tb dos Artcic Monkeys e da actuação do Al Green.

Very nice o post ju!!!

bjs e abraaaaços