segunda-feira, novembro 06, 2006

Barcelona, capital da Catalunha, orgulhosa, soberana no sentir do seu povo, hospitaleira e acolhedora, local de derrotas históricas e de vitórias recentes, vitórias que se comemoram colectiva ou individualmente de cada vez que um visitante resolve tomar para si a chave da cidade e transformá-la na sua cidade adoptiva e de cada vez que o catalão sente como sua uma conquista do Barça sobre o seu arqui-rival, o Real Madrid.
Da história catalã rezam várias tentativas de conquista de soberania nacional, nunca verdadeiramente alcançada, mas apesar dos revezes o orgulho de ser catalão mantém-se intacto, facto que pode ser comprovado na festa nacional anual celebrada a 11 de Setembro, a "Diada". Neste dia tão especial para os habitantes da Catalunha, celebra-se uma derrota! Uma derrota militar onde a soberania nacional ficou mais uma vez longe do horizonte deste povo. A dança chama-se "la sardana" e a coreografia interpretada por vários círculos de pessoas de mãos dadas é intimista e simples a contrastar com as danças tradicionais de outros povos em que a alegria é o sentimento a realçar.
Virada para o Mediterrâneo, Barcelona soube crescer de uma forma ordenada e integrada. Este crescimento conheceu as suas raízes no projecto urbanístico concebido em 1856, cuja filosofia assentou na integração das aldeias próximas, derrubando as muralhas medievais e abrindo a cidade às zonas circundantes.
Bairros tão diferentes como o bairro Gótico, o mais antigo de Barcelona, e o bairro El Eixample, construído durante a terceira metade do século XIX e que é hoje o centro de Barcelona, coexistem em perfeita harmonia. Para isso contribuiram arquitectos como Gaudí, Domenech i Muntaner ou Puig i Cadafalch. Os edifícios desenhados e criados por estes homens ajudaram em muito a criar a imagem de modernidade e prosperidade que Barcelona actualmente deixa transparecer e são um dos focos de atracção para os milhares de visitantes que a cidade alberga todos os anos.
Barcelona cresceu e anexou municípios vizinhos atualmente são bairros da cidade. Destacam-se a aportação fenomenal de Ildefons Cerdà e a ordenação urbanística.
Barcelona está dividida em dez distritos (se enumeram algúns bairros históricos):
Ciutat Vella: Raval, bairro Gótico, Ribera e a Barceloneta.
L'Eixample: Sant Antoni, Esquerra de Eixample, Dreta de Eixample, Sagrada Família, Fort Pienc.
Sants-Montjuïc: Can Tunis, Montjuïc, Badal, Hostafrancs, Bordeta, Sants, Poble Sec, Zona Franca, Font de la Guatlla.
Les Corts: les Corts, Pedralbes, Sant Ramon.
Sarrià - Sant Gervasi: Sarrià, Galvany, Sant Gervasi de Cassoles, El Putxet, Tres Torres, Bonanova, Vallvidrera, Les Planes.
Gràcia: Vallcarca, Penitents, Salut, Gràcia, Camp d'en Grassot.
Horta-Guinardó: Horta, Carmel, Teixonera, Can Baró, Font d'en Fargas, Guinardó, Vall d'Hebron, Montbau, Sant Genís dels Agudells, Baix Guinardó.
Bairro Novo (Nou Barris): Vallbona, Ciutat Meridiana, Torre Baró, Canyelles, Roquetes, Trinitat Nova, Prosperitat, Guineueta, Verdum, Turó de la Peira, Vilapicina.
Sant Andreu: Congrés, La Sagrera, Sant Andreu de Palomar, Bon Pastor, Trinitat Vella.
Sant Martí: Sant Martí de Provençals, Clot, Camp de l'Arpa, Poble Nou, Vila Olímpica, Besòs, Verneda, Ciutadella, Nova Icària, Diagonal Mar.
Aqui está uma pequena introdução a uma das opcções para a passagem de ano. Pessoal vamos lá escrever aqui no blog e aproveitem para dar opiniôes de possiveis locais, deêm ideias ...sei lá contribuam com o que quiserem...
Um abraço a todos

Frederico Moura Gonçalves.



Fontes utilizadas: "Bem vindo à janelana web" e "wikipédia"

2 comentários:

Mexi disse...

E q tal um fda baratinho na Quinta do Pombeiro? Sempre é mais em conta e pertinho do Porto (há sempre pessoal q n pode ir p fora por várias e variadas razões). Agora um gajo está lá mais quentinho e sempre se diverte. Claro q n é maluqueira mas festas de fda sempre me sairam um grande brust: mt pasta e pouca diversão!

Capanga disse...

Eu tb alinho nessa da Quinta do Pombeiro mas aí até que as coisas me corram mal tenho disponibilidade para ir.
Bem pessoal aresentem já as propotas e vamos chegar a um consenso pq senão vai cada um para o seu ado e ninguem se entende.